sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Confirmado primeiro caso de morte por dengue em 2013 em Mato Grosso

Levantamento aponta 141 casos da doença somente em janeiro.
Em 2012, quadro epidemiológico contou com dois tipos de vírus da dengue.

Do G1 MT

A primeira morte confirmada por dengue no ano de 2013 foi em Cuiabá, conforme levantamento divulgado pela secretaria estadual de Saúde (SES) que apontou também que já houve 141 casos de dengue no estado entre 1º a 15 de janeiro. No entanto, de acordo com o órgão, houve redução de 65%  no número de notificações se comparado com o último ano, quando foram registrados 407 notificações da doença.

Pelo menos, 25 pessoas morreram por complicações de dengue, sendo 21 casos confirmados e quatro ainda em investigação. De acordo com a SES,   o alto número de notificações durante o ano ocorreu devido ao quadro epidemiológico do estado que caracterizou-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4.
Na primeira quinzena do ano, Cuiabá registrou 15 casos, Rondonópolis 28 e Sinop 2. Já no mesmo período de 2012, Cuiabá foi responsável por 27 casos, Rondonópolis 22, Sinop 82 e Várzea Grande 7. Ao todo Mato Grosso notificou 44.814 casos de dengue.

Praças no Centro de Cuiabá viram criadouros do mosquito da dengue

Três praças foram flagradas abandonadas e com criadouros da dengue.
Moradores reclamam do descaso e mau exemplo da prefeitura.

Do G1 MT
 As principais praças públicas de Cuiabá se tornaram criadouros do mosquito da dengue. A piscina do chafariz da Praça Alencastro,  por exemplo, que fica em frente à Prefeitura Municipal, está abandonada e alvo de reclamações de moradores. Segundo eles, enquanto o combate à doença está centralizado em empresas e residências, alguns espaços públicos se tornam risco pela falta de limpeza.
Na Praça da Caixa D'água Velha, outro espaço aparentemente abandonado pela prefeitura, mal se consegue ver o fundo do tanque de água. “Nós tomamos todos os cuidados nos nossos quintais, não deixamos juntar lixo. Mas no centro da cidade temos um grande risco deste”, avaliou a auxiliar de lavanderia Dorcelina da Silva.

Na praça em frente à Câmara Municipal de Cuiabá também passa pelo mesmo problema. No local fica o monumento do Centro Geodésico da América do Sul. “É um verdadeiro desrespeito à saúde do ser humano. As autoridades deveriam tomar mais cuidado com isso para nos proteger”, argumentou o engenheiro eletricista Roberto Dias.
Em Mato Grosso, mais de 44 mil pessoas foram contaminadas pelo vírus da dengue no ano passado. Só nos 15 primeiros dias deste ano já foram registrados 141 casos de dengue em todo o estado, sendo 15 deles em Cuiabá. Além disso, uma pessoa já morreu vítima da doença.
Outro lado
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, disse à reportagem que vai fazer a limpeza e o tratamento da água nas praças Alencastro e Caixa D'água Velha. “Estaremos mandando nossos técnicos lá para fazer o trabalho que for necessário. A partir desta sexta-feira (18) faremos esse trabalho. Até na terça-feira (22) estará tudo resolvido”, pontuou.



Minas Gerais tem 6,5 mil notificações de dengue em 17 dias de 2013

O dado foi anunciado pela Secretaria de Saúde de Minas.
Força-tarefa vai atuar no combate ao mosquito em várias regiões do estado.

Do G1 MG
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (18), o estado já tem 6.525 casos notificados de dengue nos 17 primeiros dias de 2013. O número já é maior do que o registrado em todo o janeiro de 2012. Uma força-tarefa foi montada para combater o mosquito da dengue em várias regiões do estado. As áreas que estão em alerta são o Triângulo Mineiro, o Vale do Aço e o Norte.
Segundo o secretário de saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, houve um aumento no número de casos desde dezembro de 2012 no Vale do Aço, no Norte e no Triângulo. Oito prefeitos já decretaram situação de emergência. Mas o secretário garante que a atuação do governo contra a dengue independe deste decreto. Para o combate em todo o estado, a administração estadual vai investir R$ 26 milhões no novo Plano de Contigência Estadual.

      As cidades de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, e Montes Claros, no Norte, registraram um aumento no número de casos. Segundo o secretário, este aumento, normalmente, é multifatorial, mas o “descuido com a vigilância” pode ser apontada como uma das causas mais importantes. De acordo com a secretaria, pesquisas recentes apontam que 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão em domicílios.
Em 2012, 13 pessoas morreram por dengue em Minas. Todas as mortes são por dengue hemorrágica ou dengue com complicação, que são considerados os casos mais graves. Em 2011, esse número chegou a 22 e, em 2010, atingiu seu ápice, com 106 mortes. A queda nos números mais graves indica um bom resultado nas campanhas de conscientização para combate do mosquito e nas ações do governo. Mesmo assim, a vigilância deve ser mantida, segundo o secretário.
Uma equipe com 25 agentes de saúde chegou a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, no dia 4 de janeiro, em uma força-tarefa para o combate ao mosquito. Nas últimas semanas, segundo a secretaria, uma média de 60 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas da doença. As cidades de Águas Formosas, Crisólita e Pavão, todas na mesma região, também receberam equipes extras para controle da população do mosquito em casas e lotes.
No dia 11 de janeiro, 21 profissionais da Força Estadual de Saúde e 50 agentes da força-tarefa foram até Timóteo e Ipatinga, no Vale do Aço. No dia 14, foi a vez de Coronel Fabriciano e Periquito.
Ipatinga é cidade com o maior número de casos notificados em 2012, 1.557, seguida por Timóteo, com 765, Coronel Fabriciano, 705, Uberaba, com 348, e Montes Claros, com 346. Belo Horizonte aparece em 13º lugar, com 102 casos notificados.

Município do Paulista deflagra operação para conter a poluição visual

Placas e faixas em situação irregular começaram a ser removidas pela administração municipal do Paulista. 

A Secretaria de Serviços Públicos iniciou nesta sexta-feira (18.01), pela manhã, a retirada desses equipamentos instalados sem permissão do Poder Público. A iniciativa, que faz parte do programa Paulista Cidade Saudável, tem início pelos 12 quilômetros da Avenida Cláudio Gueiros Leite (PE-01). O ponto de partida foi a ponte do Janga e vai seguir até Maria Farinha. Um efetivo de 12 homens está atuando na ação, com um suporte de dois caminhões de carroceria.