ACLF investe R$ 600 milhões e lança shopping em Paulista
Empreendimento está dividido em quatro fases e faz parte de um projeto de requalificação urbana a ser implementado nos próximos dez anos
A ACLF
Empreendimentos lança, em Paulista, um arrojado projeto de
requalificação urbana que terá impacto em toda região metropolitana
norte de Recife. A âncora dessa iniciativa é o North Way Shopping, com
investimentos da ordem de R$ 600 milhões e que deverá entrar em operação
já no começo de 2015, com 112 lojas e mais 93 no ano seguinte,
distribuídas em quase 20 mil metros quadrados de área bruta locável
(ABL), gerando cerca de 5 mil empregos. Além do mall, complementam o
projeto um centro empresarial, um centro médico e dois bairros
planejados.

“Dividimos o shopping em quatro fases, tendo a primeira já iniciado suas obras”, explica Avelar Loureiro Filho,
sócio proprietário da ACLF referindo-se ao que está sendo chamado de
pavimento L1 do centro de compras que antes mesmo do seu lançamento já
garantiu todas as licenças necessárias para construção e instalação e já
tem confirmado as lojas Riachuelo, Le Biscuit e Americanas como
âncoras.
“A Região Metropolitana Norte abriga quase 2 milhões de habitantes e
recebeu grandes investimentos em mobilidade nos últimos anos, com a
duplicação da PE 22, triplicação da PE 15, construção do terminal
integrado da PE 22 Pelópidas da Silveira, dos viadutos do Complexo de
Salgadinho e da implantação do Corredor Norte Sul com o BRT”, salienta
Avelar.
“Esta região vem passando por profundas transformações. Estão sendo
implantados um grande polo automobilístico, tendo a FIAT como grande
âncora, e outro fármaco-químico em Goiana, atraindo novos moradores que
precisam de um empreendimento como esse”, lembrou Avelar mencionando
ainda pesquisa da consultoria americana McKinsey, que revelou que
Paulista é a décima cidade de regiões metropolitanas onde o consumo mais
cresce no Brasil.
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O vice-prefeito Jorge Carreiro destacou a importância do empreendimento para Município |
TENDÊNCIA
- O North Way Shopping está incorporando tudo o que há de mais moderno
na indústria de shopping centers no mundo. Um exemplo disso é a gestão
sustentável do empreendimento que fará reuso total de água, através de
estação de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE). Além disso, a água
da chuva será acumulada em um grande reservatório de dois milhões de
litros.
Boa parte da
iluminação será natural, através de cobertas zenitais, que proporcionará
significativa economia de energia. Outro item de economia energética é o
sistema de ar condicionado de alta eficiência. Essas iniciativas farão
com que os custos e os impactos ambientais de operação do Shopping sejam
um dos mais baixos do país.
PATRIMÔNIO HISTORICO
– O lançamento tomou como símbolo as chaminés das antigas fábricas
Arthur e Aurora e acrescentou fumaça simbolizando o ressurgimento do
desenvolvimento na região. Além disso, já recuperou integralmente a
chaminé da Fábrica Arthur, patrimônio histórico e cultural do povo
pernambucano tombado pelo conselho estadual de cultura e, brevemente,
recuperará o cruzeiro e o antigo prédio administrativo que será a grande
atração do empreendimento.

COMPLEXO
– Fazem parte do complexo de requalificação urbana ainda um centro
empresarial de última geração, com 60 mil metros quadrados de área
construída, com salas comerciais a partir de 40 metros quadrados e
andares corporativos de até 1300 metros quadrados, abrigando um moderno
centro de convenções e mais de 700 vagas para carros; um centro
hospitalar de grande porte em um terreno com mais de 30.mil metros
quadrados. Um novo polo médico para a região metropolitana; e dois
bairros planejados. Cada um com capacidade para 10 mil habitações e 50
mil habitantes, totalizando 100 mil moradores no raio primário do
shopping.
O projeto total do shopping terá 120 mil metros quadrados de ABL, 890
lojas, 16 âncoras, 20 megalojas, um supermercado, duas praças de
alimentação, sendo uma com vista panorâmica para a Mata da Jaguarana,
play park, 12 salas de cinema, 5 km de vitrines, mais de 5.000 vagas de
estacionamento, sendo 4.500 cobertas, uma faculdade já em funcionamento,
um hotel classe executiva com até 500 leitos e área para grandes
eventos de até 20 mil pessoas no deck panorâmico da cobertura.