sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Pernambuco // serviços

Confira o que abre e o que fecha no Recife durante o Carnaval



cfc911e4d4ba9ade8717baf7c57b9b29.jpg
Ilustração: Bruno Carvalho/ Especial para o NE10

Do NE10 
Dizem que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Isso pode nem ser verdade, mas o que se sabe é que, durante os quatro dias de folia, a maior parte dos serviços não funciona, como o comércio do Centro do Recife e os bancos. A maioria dos shoppings, ao contrário, abrem em horário especial no período momesco. Aqueles que não gostam da folia podem aproveitar de outras formas, como nos cinemas da cidade, que mantêm a maior parte das sessões.

Confira na tabela abaixo o que abre e o que fecha nos dias de Carnaval no Grande Recife:


RECIFE SÁB(09) DOM(10) SEG(11) TER(12) QUA(13)
Shoppings* Abrem em horário especial Abrem em horário especial Abrem em horário especial Abrem em horário especial Abrem em horário especial
Comércio do Centro Facultativo* Fecha Fecha Fecha Abre a partir do meio-dia
Bancos Fecham Fecham Fecham Fecham Abrem a partir do meio-dia
Mercados públicos e feiras* Abrem Abrem em horário especial Abrem em horário especial Abrem em horário especial Abrem
Escolas Fecham Fecham Fecham Fecham Fecham
Expresso cidadão Fecha Fecha Fecha Fecha Abre
Lojas do Detran Fecham Fecham Fecham Fecham Abrem em horário especial
Correios Fecham Fecham Fecham Fecham Duas agências abrem*
TJPE Abre em plantão Abre em plantão Abre em plantão Abre em plantão Abre em plantão

Veja mais detalhes abaixo:

*SHOPPINGS - No Bairro do Recife, centro do Carnaval no Recife, o Paço Alfândega estende o horário da praça de alimentação já na sexta-feira (8), quando é aberta a programação da capital pernambucana no Marco Zero. As lojas abrem das 10h até às 22h, enquanto a praça fica até a meia-noite. Do Sábado de Zé Pereira (9) até a Terça-feira Gorda (12), o Paço fica aberto até 1h. O shopping volta a funcionar normalmente, das 12h às 21h, na Quarta-feira de Cinzas (13). Além disso, durante todos os dias de folia, o estacionamento funciona 24 horas.

O RioMar Recife, na Zona Sul do Recife, abre no sábado das 8h às 20h e praça de alimentação e restaurantes com ponto facultativo a partir das 20h. No domingo, na segunda e na terça, as lojas fecham, mas a praça tem abertura facultativa das 12h às 21h. Na Quarta de Cinzas, as lojas abrem das 12h às 22h. Em todos os dias de Carnaval, a Perini abre.

Ainda na Zona Sul, o Shopping Recife abre no Sábado de Zé Pereira das 10h às 19h. Apenas as praças de alimentação funcionam no domingo, na segunda e na terça, das 12h às 20h. Na Quarta de Cinzas, todas as lojas e as praças abrem das 12h às 22h.

O Shopping Tacaruna, no Centro, abre no sábado das 9h às 19h, com praças de alimentação até as 20h. De domingo a terça, as lojas fecham, com exceção das Lojas Americanas que funcionam das 10h às 19h e das as praças de alimentação, abertas das 12h às 20h. O centro de compras volta a funcionar na Quarta de Cinzas, das 12h às 22h.

Também no Centro, o Boa Vista abre no Sábado de Zé Pereira das 9h às 18h. Depois, as lojas só voltam a funcionar na Quarta de Cinzas, das 12h às 21h. Na segunda e na terça, apesar de as lojas ficarem fechadas, a praça de alimentação tem ponto facultativo das 12h às 20h.

O Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte, abre das 10h às 18h no sábado, com as Americanas fechando uma hora depois, às 19h. No domingo, na segunda e na terça, as lojas não funcionam, aspenas a praça de alimentação e as Americanas, das 12h às 20h. As lojas voltam a abrir na quarta, das 12h às 22h.

O Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, abre das 9h às 19h no sábado e fecha no domingo, na segunda e na terça. A Quarta de Cinzas é de lojas abertas das 12h às 22h, com praça de alimentação no mesmo horário. Nos dias em que as lojas estão fechadas, a praça tem ponto facultativo das 12h às 20h e no sábado, das 9h às 20h.

O Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, ainda na Região Metropolitana, abre normalmente no Sábado de Zé Pereira, das 10h às 22h. No domingo, quando é realizada uma feira de artesanato com produtos carnavalescos, e na segunda, o horário é das 12h às 20h, com a praça de alimentação até as 21h. Na Terça Gorda, as lojas abrem das 12h às 20h, enquanto na quarta é das 12h às 22h.

CINEMAS - Os cinemas que ficam nos shoppings Plaza, Tacaruna e Recife abrem das 14h às 22h30 durante todo o Carnaval. Na quarta, começam a funcionar uma hora antes, às 13h.

No RioMar Recife, a programação do Cinemark será mantida. No Boa Vista, a grade de horários do Kinoplex também continua. O São Luiz e o Cinema da Fundação, ambos no Centro, fecham durante todo o Carnaval.

No Costa Dourada, as sessões do sábado e do domingo estão mantidas, enquanto na segunda e na terça apenas aquelas que terminam até as 19h serão realizadas. Na Quarta de Cinzas, os filmes voltam a ser exibidos das 12h às 22h.

*COMÉRCIO - Devido ao desfile do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, pelo Centro do Recife, as lojas que ficam próximo ao percurso ficam fechadas durante o Sábado de Zé Pereira (9). O restante do comércio tem ponto facultativo. O horário padrão é das 8h às 18h, mas os comerciantes podem fechar mais cedo.

As lojas do Centro não funcionam entre o Domingo de Carnaval (10) e a Terça-feira Gorda (12), só voltando a abrir na Quarta-feira de Cinzas (13), ao meio-dia.

CENTRO DE ARTESANATO
- No foco da folia do Recife, o Centro de Artesanato fecha por uma semana para o Carnaval. O local fica sem funcionar desde esta quinta (7) ate a quinta após os festejos, dia 14. O restaurante Bistrô e Boteco, no entanto, funciona normalmente, abrindo às 11h30 e fechando só depois da saída do último cliente.

*MERCADOS PÚBLICOS - As feiras livres abrem normalmente durante o Carnaval, das 6h às 18h, enquanto o camelódromo, no Centro do Recife, fecha. Os mercados públicos funcionam das 6h às 18h no Sábado de Zé Pereira e na Quarta de Cinzas. No domingo e na terça, abrem das 6h às 13h. O horário da segunda se estende até as 18h. Apenas o Mercado da Boa Vista, na área central, funciona normalmente em todos os dias de folia, das 6h às 18h.

BANCOS - Quem tiver que realizar operações bancárias durante os dias de folia vai ter que usar os caixas eletrônicos, a internet ou o celular. Depois do expediente desta sexta-feira (8), as agências fecham e só voltam a abrir ao meio-dia da quarta-feira (13).

A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de água, energia e telefone, por exemplo, e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagas na Quarta de Cinzas sem multa.

EXPRESSO CIDADÃO - O Expresso Cidadão fecha desde o Sábado de Zé Pereira até a Terça Gorda. O horário de funcionamento na quarta-feira é das 14h às 19h30 na Região Metropolitana, com exceção da unidade do Rio Mar Recife, que abre das 15h às 21h.

DETRAN - As lojas de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) fecham até a Terça Gorda. Na quarta, as dos shoppings abrem das 15h às 21h. As que ficam nas unidades do Expresso Cidadão do Grande Recife funcionam das 14h às 19h30. A sede do Detran, na Zona Oeste do Recife, fecha em todos os dias de folia.

CORREIOS - Todas as agências dos Correios fecham desde o sábado até a terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira, apenas as agências do Aeroporto Internacional dos Guararapes e do Shopping Recife, ambas na Zona Sul da capital pernambucana, abrem a partir do meio-dia.

TJPE - O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona durante os dias de Carnaval com o Plantão Judiciário, para julgar infrações leves, principalmente ligadas a crimes de consumo e brigas.

Juízes são responsáveis pelo primeiro julgamento das ações, no Fórum Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. Se for necessário recorrer e houver um segundo, um desembargador será o responsável no Palácio da Justiça, também no Centro.

O Juizado do Folião também está no Galo da Madrugada com dois polos: um no Fórum Tomaz de Aquino e outro na Estação Central do Metrô do Recife, das 13h às 21h.

Pernambuco // Recife

Galo deve ser de calor com chuva fraca


6f516574486f523b85d2e13ca7927b8d.jpg
A escultura gigante do Galo já está montada na Ponte Duarte Coelho
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Do NE10
Como se fosse para refrescar os foliões que se espremem nas ruas do Centro do Recife para o desfile do Galo da Madrugada, uma chuva fraca deve cair na cidade neste Sábado de Zé Pereira (9). Mesmo assim, o calor deve ser intenso e o sol deve predominar ao longo do dia.

Essas são as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que esperam ainda uma temperatura máxima de 32ºC na capital.


Fonte: Apac
"O problema é que os ventos devem ser fracos e a umidade moderada, o que aumenta a sensação térmica", explica o meteorologista do Inmet Francisco Santos. De acordo com Santos, quem vai brincar o Galo pode pensar estar em uma temperatura entre 33ºC a 35ºC.


O meteorologista afirma as chuvas previstas para o Recife são normais e são provocadas pela vinda do ar úmido do Oceano Atlântico para o continente. "Não temos nenhum sistema de tempo mais significativo para as próximas 72h", explica. Isso quer dizer que a precipitação não deve ser intensa.

CARNAVAL - Desde o domingo (10) de Carnaval até a Terça-feira Gorda (12), o Estado deve ter tempo ensolarado, embora estejam previstas chuvas fracas em áreas isoladas. As temperaturas máximas devem variar entre 30ºC e 36ºC, com mínimas entre 17ºC e 23ºC.

ulista combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval



Campanha sensibiliza população do Paulista sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval. Nesta sexta-feira (08), das 08 às 12h, profissionais da Secretaria de Políticas Sociais, Esporte e Juventude vão estar em três pontos da cidade para chamar a atenção de moradores, comerciantes e transeuntes sobre os casos mais comuns de violações de direitos contra o público infanto-juvenil. A ação educativa acontece na Av. Cláudio Gueiros Leite, em frente ao Bompreço do Janga, na Praça da Liberdade, no bairro de Paratibe, e na Av. Marechal Floriano Peixoto, em frente à prefeitura, onde haverá apresentações culturais com orquestra de frevo e grupo de maracatu. O trabalho vai contar com a participação das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ao todo, 250 profissionais vão fazer parte da iniciativa.

Programação desta sexta-feira do Carnaval de Paulista

Fonte: Paulista em 1º Lugar

Paulista combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval

Campanha sensibiliza população do Paulista sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval. Nesta sexta-feira (08), das 08 às 12h, profissionais da Secretaria de Políticas Sociais, Esporte e Juventude vão estar em três pontos da cidade para chamar a atenção de moradores, comerciantes e transeuntes sobre os casos mais comuns de violações de direitos contra o público infanto-juvenil. A ação educativa acontece na Av. Cláudio Gueiros Leite, em frente ao Bompreço do Janga, na Praça da Liberdade, no bairro de Paratibe, e na Av. Marechal Floriano Peixoto, em frente à prefeitura, onde haverá apresentações culturais com orquestra de frevo e grupo de maracatu. O trabalho vai contar com a participação das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ao todo, 250 profissionais vão fazer parte da iniciativa.

Eduardo Campos entrega Viaduto e corredor exclusivo de ônibus entre Igarassu e Paulista

O primeiro viaduto do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul foi entregue pelo Governador Eduardo Campos nesta quinta-feira (6). Localizada nos Bultrins, em Olinda, a obra ja começa a beneficiar cerca de quatro mil veículos que trafegam pela área diariamente no sentido Recife-Paulista.


A solenidade marcou também a liberação de 13 quilômetros de corredor exclusivo de ônibus, entre o Terminal Integrado de Igarassu e o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista.
Já nos 13 quilômetros de corredor exclusivo de ônibus entre Igarassu e Paulista, que serão liberados ao trânsito a partir da sexta-feira (8) pela manhã, 17 linhas de ônibus voltam a ter ponto de embarque e desembarque no canteiro central e deixam de disputar espaço com os demais veículos.
Em conversa com a nossa equipe do Blog, o Governador Eduardo Campos disse que todo o Corredor Norte/Sul estará pronto em dezembro deste ano e vai operar com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), com 33 estações de embarque e desembarque. Atualmente, 10 estações estão com obras em andamento. Em todo o Corredor Norte/Sul, estão sendo investidos cerca de R$ 151 milhões - recursos do PAC da Copa e do Tesouro Estadual.
A intervenção começa em Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. Passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife, atendendo a uma demanda de 180 mil passageiros. São 33,2 quilômetros de via, com 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.
HOMENAGEM - O nome de Viaduto Bajado é uma homenagem a Euclides Francisco Amâncio, artista plástico, pintor de quadros e de murais, que ficou conhecido como "artista de Olinda" e tinha apelido homônimo ao viaduto.