quinta-feira, 24 de janeiro de 2013




Em 23 dias, mutirão encontra 3 mil focos de mosquito da dengue em MS

Desde o início de 2013, 86 mil imóveis foram visitados em Campo Grande.
Capital teve 11,4 casos de dengue entre 31 de dezembro e 22 de janeiro.

Do G1 MS
Mutirão de combate à dengue no bairro Santa Luzia em Campo Grande MS (Foto: Eder Andrade/Divulgação Prefeitura)Mutirão de limpeza no bairro Santa Luzia
(Foto: Eder Andrade/Divulgação Prefeitura)
O mutirão de combate à dengue em Campo Grande encontrou cerca de 3 mil focos do mosquito transmissor da doença entre 1º e 23 de janeiro, conforme dados divulgados pela administração municipal nesta quinta-feira (24). As ações envolvem visitas nos imóveis, borrifação e limpeza de terrenos.

O relatório apresentado pelo setor de controle de vetores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aponta que 93,05% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados nas residências, enquanto 6,95% estavam nos terrenos baldios.

Desde o início de 2013, 86 mil imóveis foram visitados e mais de oito mil quarteirões foram borrifados. No período, o total de lixo e entulhos retirado das áreas deu para encher 805 caminhões caçambas.

Com 841 novas notificações de dengue, Campo Grande chegou a 11.425 casos suspeitos da doença entre 31 de dezembro e 22 de janeiro, segundo a prefeitura. O número que se aproxima do recorde registrado em 2007, quando todo o mês de janeiro teve 12.192 casos.

A administração municipal não tem informações sobre quantos imóveis fechados já foram vistoriados. As visitas nesses locais começou na segunda-feira (21). A estimativa é de que haja 2,5 mil locais trancados na cidade. São incluídos nessa lista os lugares onde os agentes de saúde não encontram ninguém durante duas visitas consecutivas em dias e horas diferentes.

Assim, com autorização dada pela Justiça, eles voltam ao local acompanhados por um chaveiro. Antes de entrar, vizinhos são consultados a respeito do paradeiro do dono do imóvel.

Animais soltos serão aprendidos em Paulista

O Prefeito Junior Matuto já solicitou da secretária de saúde do município, que possa iniciar na próxima segunda à apreensão de todos os animais soltos nas vias do município. Pois a principal preocupação do novo prefeito, é com os constantes acidentes ocorridos principalmente nas rodovias que cortam o município,  após serem apreendidos os animais, só serão liberados após pagamento de multa.