quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nacional // Iodo

Indústrias têm 90 dias para reduzir iodo do sal


As empresas fabricantes de sal têm 90 dias para se adequar à redução da quantidade de iodo presente no produto. A medida, que vinha sendo discutida desde 2011, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16 e publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (25).

O texto diz que a aprovação da redução do teor de iodo no sal destinado à alimentação tem como objetivo eliminar os efeitos nocivos à saúde causados tanto pela deficiência como pelo excesso de iodo. Entre os principais problemas provocados pelo consumo de iodo estão os desvios na produção de hormônio pela tireoide.

Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a população brasileira é uma das maiores consumidoras do iodo. No País, cada pessoa consome, em média, 8 2 gramas de sal por dia. A decisão prevê uma adição mínima de 15 e uma máxima de 45 miligramas de iodo por quilo de sal. Antes, o Brasil adotava entre 20 e 60 miligramas por quilo.

Fonte: Agência Estado

Saúde do Paulista prorroga vacinação contra a Gripe e estende campanha nas agências bancárias do Centro

 
 
A Secretaria de Saúde do Paulista prorrogou até o dia 10 de maio a campanha nacional de vacinação contra a Gripe. A medida atende a recomendação do Ministério da Saúde, que pretende ampliar o número de brasileiros imunizados ao vírus da Influeza. A mobilização no município, que seguiria até esta sexta-feira (26), conta com 49 salas fixas de atendimento à população e um posto extra na Rua Cleto Campelo, nº 59, no Centro. Os locais ficam abertos ao público de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.
 
A novidade neste período é que a Saúde do Paulista vai montar postos de vacinação nas unidades bancárias do Centro da cidade. As equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI) vão estar no Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, a partir da próxima segunda-feira (29), durante o horário de expediente das agências. O trabalho vai contar com um efetivo de oito profissionais, distribuídos entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
 
Podem tomar a vacina idosos, doentes crônicos, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e profissionais de saúde. Por recomendação do Ministério da Saúde, ela deve ser aplicada anualmente. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas recebam a dose em Paulista.
  

PROTESTO DE MORADORES DA COMUNIDADE DOS CANOS EM JARDIM PAULISTA INTERROMPE A BR 101

Fonte:Blog do Adalberto Filho

https://lh4.googleusercontent.com/-H7u49QNjit0/UXma87svyyI/AAAAAAAAAH8/1WPsV_69pu4/w800-h500/protesto+dos+canos.jpg

Os moradores da Vila Jardim Paratibe e da comunidade dos Canos em Paulista, que moram as margens do Rio Paratibe, recebam a noticia na tarde desta quarta-feira (24), onde os mesmos foram notificados para que desocupassem suas casas em 30 dias. A ação foi de reintegração de posse de um suposto proprietário da área.
Agora a noite os moradores fizeram o protesto pacífico e interromperam o trânsito pela BR 101, pista norte, após a saída de Jardim Paulista. Há vários pneus e atearam fogo nos mesmos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão no local negociando com as lideranças dos moradores.
As grandes perguntas: Para onde vai ser relocada  a população que reside na área a mais de vinte anos? Qual a polítíca habitacional municipal para a população carente, sofrida, honesta  e bastante esforçada? Com a palavra a Secretaria de Habitação.