quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeito do Paulista assegura Escola Técnica Federal para o município



O prefeito do Paulista, Junior Matuto, assinou nesta quinta-feira (14.02) a escritura do terreno para instalação de uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município. Com a medida, a prefeitura oficializa a doação da área para o IFPE. A documentação também recebeu a chancela da reitora Cláudia Santos. Durante a solenidade, realizada no Campus de Cidade Universitária, no Recife, foi exposto o projeto arquitetônico. 
O espaço cedido ao IFPE fica na Avenida Brasil, em Maranguape I, onde funcionou o antigo campo de aviação da família Lundgren. O terreno conta três hectares. A estimativa é de que sejam ofertados inicialmente três cursos em três turnos, beneficiando cerca de 720 estudantes de nível técnico.
As obras devem ter início ainda este ano. O complexo educacional vai oferecer inicialmente 15 salas, laboratórios, blocos de vivência, biblioteca e estacionamento. Está prevista também a expansão da unidade. O campus deve, nos próximos anos, ganhar creche, incubadora de empresas técnicas e um centro de pesquisas. 
Levantamentos de mercado estão sendo realizados pelo IFPE para identificação das principais demandas da região. Com base no estudo serão propostos os cursos que vão compor a grade curricular. Vai haver também uma audiência pública para definição final.
Durante a solenidade estiveram presente os Vereadores, Vinicius Campos, Tonico, Diógenes Nadinias, Nildo Soldado, Nelson Falcão, Junior de Irma Linda e Edmilson do Pagode, além dos secretários, Francisco Padilha, Augusto Costa e Waldeck Santos.


Em PE, Correios espera receber 6 mil documentos perdidos no carnaval

Quem perdeu pode consultar a lista através do site.
Para recuperar, é necessário comprovar titularidade e pagar taxa de R$ 4.


Documentos perdidos durante o carnaval no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)Documentos perdidos durante o carnaval no Recife
(Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
Durante o carnaval, muitas pessoas perdem os documentos todos os anos. A expectativa da Agência Central dos Correios no Recife é de que sejam encaminhados à instituição cerca de 6 mil documentos perdidos durante a folia. Porém, apenas 5% dos donos costuma comparecer à instituição para reaver os pertences.
O gerente Agência Central do Recife, Jonatan Azevedo, explica que, como a agência ficou fechada durante o carnaval, os documentos ainda estão sendo enviados e catalogados. "Eles chegam aos poucos para nós. Ao passo que chegam, nós triamos e cadastramos no sistema", detalha. Por isso, quem não encontrar na primeira consulta no site dos Correios, não precisa perder as esperanças. Ao entrar no site, a pessoa deve clicar na aba "Para você", depois no ícone "Acompanhar" e escolher a opção "Documentos Perdidos". Outra alternativa é ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 0800-725-7282 ou 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas).
A instituição guarda apenas documentos, ressalta o gerente. "Bolsas e carteiras nós não ficamos. Pegamos apenas os documentos, que depois de 60 dias podem se encaminhados para o órgão expedidor. Nessa época de carnaval cresce e muito o número de documentos perdidos, a expectativa é de que sejam uns 6 mil este ano", afirma Azevedo. O resgate pode ser feito com a apresentação de outro documento de identificação ou com o boletim de ocorrência. Além de comprovar que é o titular, tem que pagar uma taxa de R$ 4.
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As pessoas que moram fora do estado podem consultar pela internet e, se o documento estiver na agência do Recife, podem ir até a agência central de qualquer município e solicitar que o mesmo seja enviado. "Quem encontrar na rua pode entregar a qualquer agência dos Correios, colocar nas caixas coletoras ou mesmo entregar ao carteiro. Ele vai entregar na central de distribuição dele, que remete para nós", explica Azevedo. O seviço funciona durante todo o ano.
Olinda
Até a manhã da Quarta-feira de Cinzas (13), foram 2.200 documentos perdidos que chegaram ao poder municipal olindense, tendo sido devolvidos aos donos apenas 326. Quem perdeu pode consultar pela internet se o documento está em poder da Guarda Municipal, que fica na Rua Siqueira Campos, no bairro do Varadouro. Os telefones para contato são (81) 3429.2947 ou 3429.9768. O horário de funcionamento é de 8h às 18h.
O chefe da Guarda Municipal, Américo Machado, explica que os documentos de pessoas que moram em outros estados pode ser encaminhado pelos Correios. "Para pessoas que moram fora do país e em outros estados, podem entrar em contato conosco para que a entrega seja feita. Se tiver parentes aqui, com termo de autorização, podemos entregar. Se não, o documento pode ser encaminhado por Sedex", detalha Machado. O e-mail  de contato da Guarda de Olinda é o gmolinda@hotmail.com.

Prefeitura do Paulista anuncia recadastramento do servidor

Os 3.408 servidores da Prefeitura do Paulista devem ficar atentos. A Secretaria de Administração definiu o cronograma de recadastramento do funcionalismo municipal. Quem não atender ao chamamento pode ficar sem receber o salário de fevereiro. O processo começa no dia 18 desse mês e vai até o dia 18 de março, das 8 às 17h. Para renovar os dados, o funcionário terá de apresentar RG, comprovante de residência atualizado, Título de Eleitor, comprovante de instrução e Carteira de Trabalho. O censo será realizado na própria Secretaria de Administração, que fica na Rua da Mangueira, n.º 5, área central da cidade.


A atualização cadastral começa com o pessoal lotado no Gabinete do Prefeito, Gabinete do Vice-Prefeito, Controladoria Geral e nas secretarias Especial de Políticas para as Mulheres, Administração Regional e Projetos Especiais.
No dia 19 de fevereiro será a vez dos trabalhadores vinculados às secretarias de Articulação Política, Infraestrutura, Políticas Sociais e Habitação. Já no dia 20 será feita a renovação das informações das pessoas que trabalham nas secretarias de Planejamento e Gestão, Turismo e Cultura, além de Urbanismo e Meio Ambiente.
O dia 21 será reservado para os servidores do quadro das secretarias de Assuntos Jurídicos/Procuradoria e Desenvolvimento Econômico. O funcionalismo da Secretaria de Administração será recadastrado no dia 22, e da Secretaria de Finanças, dia 25. O pessoal que trabalha na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil se recadastra no dia 26, enquanto os servidores da Secretaria de Serviços Públicos apresentam a documentação atualizada no dia 27.
As pessoas vinculadas à Secretaria de Transporte e Mobilidade serão as últimas do mês de fevereiro a se recadastrar. Elas devem participar, no dia 28, do processo de atualização funcional.
No dia 1.º de março será a vez do pessoal da Câmara de Vereadores à disposição da Prefeitura. O dia 4 foi reservado para o pessoal da Prefeitura à disposição de outros órgãos. O período de 5 a 11 ficou programado para Secretaria de Educação, e a fase de 12 a 18 para Secretaria de Saúde.

Meio Século de Vida


Quem faz idade nova nesta sexta-feira (15.02) é o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro. Ele, que também é engenheiro civil, completa meio século de vida.