sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL DE OLINDA

Olinda atrai grande público no sábado do Galo


4ada9536e95a7e792debf3f39a0cd572.jpg
Público faz a festa em frente à sede da prefeitura de Olinda
Foto: Suzan Vitorino/Instagram NE10

Do NE10 Com informações da Rádio Jornal Enquanto uma multidão se concentra no Galo da Madrugada, que desfila nas ruas do Centro do Recife, os foliões que procuram brincar um Carnaval mais tranquilo seguem na manhã deste Sábado de Zé Pereira (9) para as ladeiras de Olinda.

Durante todo o dia orquestras de frevo tocam os hinos mais conhecidos do Carnaval de Olinda, animando quem já está nas ruas da cidade patrimônio histórico da humanidade.

Os blocos mais tradicionais que saem neste sábado são o Ceroula, às 16h da frente do Clube Atlântico de Olinda, Eu Acho é Pouco, saída às 17h do pátio do Mosteiro de São Bento e Homem da meia-noite, à meia-noite direto da sede do clube, no Bonsucesso.

» Confira as agremiações que desfilam neste sábado em Olinda:
14h - Esses Boy Tão Muito Doido
Local: Clube Vassourinhas - Amparo

14h - Tô Limpo
Local: Rua 27 de Janeiro (em frente a Pitombeira) - Carmo

14h - Bloco Hoje a Mangueira Entra
Local: Rua Joaquim Cavalcanti - Varadouro
14h - Menina do Amparo
Local: Largo do Amparo - Amparo
14h - Se Concentra, Mas Não Sai
Local: Av. Chico Science - Bultrins

14h30 - TCM As Filhas da Véia
Local:  Rua Calceolaria - Jardim Atântico

14h30 - Igreja Pituscopal Ingericana
Local: Rua 27 de Janeiro - Carmo
15h - Cantando Vitória
Local: Rua Dr. Antonio José de Almeida - Jatobá

15h - Arrasta Boi
Local: Avenida Beira Rio - Jardim Fragoso

15h30 - Os Amigões
Local: Avenida Marcos Freire (próximo ao Pagode da Pressão) - Carmo

15h30 - Lascadinhos da Elite
Local: Rua Bauxita, Lote 10 - Amaro Branco
16h - TCM O Grupo da Ilha do Maruim
Local: Rua Segunda Travessa Santa Tereza (de frente da barraca de Valter) - Ilha do Maruim

16h - O Fiel do Varadouro
Local: Rua Palmira Magalhães - Varadouro

16h - Ceroula de Olinda
Local: Clube Atlântico de Olinda - Carmo

16h - Grupo Afro Senzala
Local: Rua São Francisco - Carmo

16h - TCM Urso Texaco
Local: Praça do Carmo - Carmo

16h - O Garoto da RL
Local: Rua Laurentino de Souza Ferraz  - Bultrins

16h - Afoxé Povo de Odé
Local: Estrada do Bonsucesso (próximo a Igreja do Rosário dos Homens Pretos) - Bonsucesso

16h30 - Menino da Tarde
Local: Sede do Cariri - Guadalupe

16h  - E Aêeew Dinda – TCM de Olinda Bloco de Samba da Diversidade Social
Local: Largo do Guadalupe - Guadalupe

17h - Menino da Gráfica
Local: Rua Nelson Guedes da Silva - Varadouro

17h  - Eu Acho É Pouco
Local: Pátio do Mosteiro de São Bento - Varadouro
17h - John Travolta
Local: Clube Vassourinhas - Amparo

17h - Bloco Lírico Sintazul
Local: Largo do Amparo - Amparo

17h - Garrafa Andando
Local: Praça do Amaro Branco - Amaro Branco
17h - Afoxé Oxum Pandá
Local: Largo do Guadalupe - Guadalupe

17h30 - Clube Carnavalesco A Burra do Rosário
Local: Largo do Amparo (próx. Bar do Del) - Amparo

18h - CCM a Burra do Rosário
Local: Largo do Amparo - Amparo

18h - Maracatu Águia Formosa
Local: Praça do Carmo - Carmo

19h - A.C.M.D Dos Amigos De Olinda A Garçonete
Local: Bar Xinxin da Baiana - Carmo

19h - O Bicho Vai pegar
Local: Rua 15 de Novembro - Varadouro

20h - Alto Astral
Local: Avenida Leopoldino Canuto de Melo - Caixa D´agua

20h - TCM Guaiamum de Olinda
Local: Rua do Guadalupe (próx. Mercearia do Cosmo) - Guadalupe

21h - TCM Fofoqueiros de Olinda
Local: Trav. Valdemar Pimentel - Guadalupe

24h - Homem da Meia Noite
Local: Estrada do Bonsucesso

Neste Domingo tem Afala e Case no Salsichão da Mirueira

A dupla de MCs Afala e Case pretende animar os foliões do Bairro da Mirueira neste domingo (10). 

A festa acontece no Bloco o Salsichão, com o apoio e o apoio da Prefeitura do Paulista. A concentração acontece a partir das 10h no campo Rivaldão.

Operação Lei Seca na PE-15



 
Realização: Governo do Estado, Secretaria de Saúde do Estado, Detran, Polícia Militar de Pernambuco. Horário: das 08:00h às 15:00h deste sábado (09/02).





Pernambuco // Troça

Ceroula sai pelas ladeiras de Olinda com participação feminina



071558a090f2ef0f1ec93c8c3580ee7a.jpg
Agremiação desfila no Sábado de Zé Pereira e na Terça-feira Gorda para agitar Sítio Histórico
Foto: JC Imagem

Do NE10 Para o folião tradicional, Sábado de Zé Pereira é dia de prestigiar a Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda. A agremiação, que completa 51 Carnavais, vai às ruas com cerca de 1.600 sócios aos quais se somarão outros tantos participantes que não resistirem ao som do hino que desafia Lua e astronautas a fazerem uma festa melhor que a das ladeiras da cidade. A trilha sonora será executada no sábado (9) no Clube Atlântico e na terça-feira (12) no Largo do Guadalupe, sempre a partir das 12h.

Fundada em 1962 por um grupo de seis amigos que queriam pular Carnaval sem as respectivas esposas, a troça é conhecida pela restrição à participação das mulheres no cordão, onde puderam entrar pela primeira vez em 1987 e, a partir de então, participavam a cada cinco anos. Acompanhar mesmo, só do lado de fora.
Relembre o hino da troça:
Em 2013, porém, a participação feminina foi liberada. "Mandamos fazer umas camisas para as mulheres. Mas as ceroulas mesmo só os homens usam", explica o presidente da agremiação, Marcos Sales.

Vestidos das tradicionais calças dos antigos pijamas - as tais ceroulas que batizam a troça - os integrantes receberão o reforço de uma orquestra de 35 homens. No sábado, o grupo deixa o Clube Atlântico às 16h seguindo pela Rua do Bonfim, Ladeira da Misericórdia, Rua Bernardo Vieira de Melo, Mercado da Ribeira, Rua de São Bento, Ladeira 15 de novembro terminando no Largo do Varadouro.

O percurso da terça-feira é diferente. Também às 16h a troça deixa o Largo do Guadalupe e segue pela rua do mesmo nome, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Rua Prudente de Morais, Rua 27 de janeiro, Ladeira 15 de Novembro, encerrando, mais uma vez, no Largo do Varadouro.
13:01:21

Pernambuco // boas vindas

Com homenagens ao frevo e a Naná Vasconcelos, Recife tem abertura de Carnaval emocionante

Fonte: NE10


63645a622a49bb268048fbe533448c92.jpg
Naná Vasconcelos comandou 10 nações de maracatu simultaneamente no Marco Zero
Foto: Gabriel Ferreira/ Divulgação

Vanessa Silva Do NE10 No ano em que homenageou o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, o Carnaval do Recife protagonizou uma de suas aberturas mais emocionantes. A noite no Marco Zero - polo principal da folia - começou com os tambores de dez nações de maracatu vibrando com força tal que era possível sentir o chão tremer em frente ao palco. Difícil ficar impassível diante do som emitido pelas alfaias, taróis e gonguês comandadas pelo maestro Naná. A noite contou ainda com muitas homenagens ao frevo, soberano em Pernambuco. Mais de 20 artistas emprestaram suas vozes ao ritmo recentemente coroado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Fotos: Vanessa Silva/ NE10

http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/carnaval2013/fotos/nanacollage470.jpg

Com o show batizado de "Frevo: Patrimônio do Mundo", o maestro Spok fez o Marco Zero ferver na noite desta sexta-feira. Artistas como André Rio, Silvério Pessoa, Otto, Lenine, Roberta Sá, Armandinho, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Nena e Ylana Queiroga brindaram o público com as canções de diversos compositores do ritmo, como Capiba e Nelson Ferreira.

Entre os mais aclamados pela plateia estava o pernambucano Lenine. Subiu ao palco ao som dos versos de Luiz Bandeira em "Voltei Recife", e depois convidou a cantora Roberta Sá para juntos dividirem "Máscara Negra", canção de Zé Keti e Pereira. O público ficou em polvorosa, assim como no dueto entre Luiza Possi e Nena Queiroga. A filha de Zizi Possi, que já está bastante familiarizada com a festa pernambucana, fez questão de tirar as sandálias e arriscar alguns passos de frevo, empolgando ainda mais os foliões.

Outra calorosamente recebida nessa sexta-feira de Carnaval foi Fafá de Belém. A cantora desfila neste sábado de Zé Pereira (9) no Galo da Madrugada e já deu uma boa mostra do que vai ser sua participação no bloco. Fafá ainda dividiu o palco com Emílio Santiago. O mix de estrelas contou também com participação de Gennaro e Beto Ortiz, Tibério Azul, Lia Sophia, Márcia Castro e Maria Gadú, esta última que apareceu ao final do show para a despedida dos cantores.

Fotos: Vanessa Silva/ NE10

http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/carnaval2013/fotos/frevocollage470.jpg

Uma noite vibrante. O recifense, que se mostrou bastante disposto para enfrentar mais um reinado de Momo, desanimou um pouco somente na hora de voltar pra casa. Mais uma vez, o problema com táxis se repetiu. Faltou carro para atender confortavelmente a multidão. Muita gente teve que atravessar a ponte a pé para tentar a sorte do outro lado, mas ainda assim a espera pelo serviço foi grande.

CORTEJO - Embora tenha encerrado por volta de 1h, a programação da abertura do Carnaval do Recife começou ainda bem cedo, por volta das 17h30. O início foi com o tradicional cortejo de maracatus de baque virado, que percorreram algumas ruas do bairro de São José comandados pelo percussionista Naná Vasconcelos. Quando todas as nações de Maracatu se encontraram no Marco Zero, houve a entrega simbólica da chave da cidade aos rei e rainha do Carnaval do Recife.

Por volta das 20h, o músico Milton Nascimento subiu ao palco e cantou Estrela é Lua Nova, composição de Heitor Villa-Lobos. Visivelmente abatido, não conseguiu animar muito o público em sua primeira aparição no Carnaval do Recife, no que compensou quando retornou ao palco com a fadista portuguesa Carminho. Depois, a Orquestra Popular do Recife, do maestro Ademir Araújo, levou o frevo de volta para o palco.