sábado, 9 de fevereiro de 2013


Pernambuco // Troça

Ceroula sai pelas ladeiras de Olinda com participação feminina



071558a090f2ef0f1ec93c8c3580ee7a.jpg
Agremiação desfila no Sábado de Zé Pereira e na Terça-feira Gorda para agitar Sítio Histórico
Foto: JC Imagem

Do NE10 Para o folião tradicional, Sábado de Zé Pereira é dia de prestigiar a Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda. A agremiação, que completa 51 Carnavais, vai às ruas com cerca de 1.600 sócios aos quais se somarão outros tantos participantes que não resistirem ao som do hino que desafia Lua e astronautas a fazerem uma festa melhor que a das ladeiras da cidade. A trilha sonora será executada no sábado (9) no Clube Atlântico e na terça-feira (12) no Largo do Guadalupe, sempre a partir das 12h.

Fundada em 1962 por um grupo de seis amigos que queriam pular Carnaval sem as respectivas esposas, a troça é conhecida pela restrição à participação das mulheres no cordão, onde puderam entrar pela primeira vez em 1987 e, a partir de então, participavam a cada cinco anos. Acompanhar mesmo, só do lado de fora.
Relembre o hino da troça:
Em 2013, porém, a participação feminina foi liberada. "Mandamos fazer umas camisas para as mulheres. Mas as ceroulas mesmo só os homens usam", explica o presidente da agremiação, Marcos Sales.

Vestidos das tradicionais calças dos antigos pijamas - as tais ceroulas que batizam a troça - os integrantes receberão o reforço de uma orquestra de 35 homens. No sábado, o grupo deixa o Clube Atlântico às 16h seguindo pela Rua do Bonfim, Ladeira da Misericórdia, Rua Bernardo Vieira de Melo, Mercado da Ribeira, Rua de São Bento, Ladeira 15 de novembro terminando no Largo do Varadouro.

O percurso da terça-feira é diferente. Também às 16h a troça deixa o Largo do Guadalupe e segue pela rua do mesmo nome, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Rua Prudente de Morais, Rua 27 de janeiro, Ladeira 15 de Novembro, encerrando, mais uma vez, no Largo do Varadouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário