quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Feriado municipal da cidade do Paulista

Ouvidoria Municipal da Cidade do PaulistaNesta quinta-feira (28.02) é feriado no município de Paulista. A data é alusiva ao aniversário do padre João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro, nascido no ano de 1766. O religioso foi um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817 e seus restos mortais estão depositados na Igreja Matriz de Santa Isabel. Devido ao feriado vão funcionar apenas os serviços essenciais, como: coleta de lixo e o atendimento na Prontoclínica Torres Galvão.

Video com Sintomas da Dengue (Clique nas imagens para aumentar)






Presença da dengue tipo 4 é predominante em BH, diz prefeitura

De 48 exames realizados pela Funed, 28 continham o sorotipo 4.
Vírus pode afetar quem já teve os outros três tipos da doença.

Do G1 MG
Comente agora
A presença do vírus tipo 4 da dengue é predominante em Belo Horizonte, conforme estudo feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27). Dos 48 exames realizados pela fundação, 28 continham o sorotipo 4.
Até esta quarta-feira (27), 1.164 casos de dengue clássica – dados que incluem infecção do tipo 1 ao tipo 4 – e um caso de dengue hemorrágica na capital haviam sido confirmados, sendo 218 ocorrências na Região da Pampulha e 169 registros no Norte de Belo Horizonte. A região de menor incidência da doença é o Barreiro com 73 confirmações. Em todo o ano de 2012, houve o registro de 585 casos em BH.
Quando uma pessoa é infectada por um dos tipos de dengue, posteriormente o organismo irá criar uma barreira contra novas contaminações do mesmo. Como o sorotipo 4 foi identificado em Minas Gerais a partir de maio de 2012, após um período de 30 anos sem ocorrências no estado, a população ainda não criou a resistência necessária. Por isso, é alta a possibilidade de afetar quem já teve os outros três sorotipos.
Dengue no estado
A notificação de casos de dengue em Minas Gerais aumentou 841% em comparação feita pelo Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (25), no qual os períodos de 1º a 16 de fevereiro de 2012 e de 2013 foram analisados. No ano passado, 3,7 mil pessoas foram encaminhadas ao hospital com suspeita de ter contraído a doença. Já em 2013, o número foi de aproximadamente 35 mil. Ipatinga, no Vale do Aço, é a cidade com o maior número de casos, com 4,7 mil registros. Belo Horizonte está em quinto lugar com 2,3 mil.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, entre outubro e maio é quando há a maior incidência de dengue. A causa é o período chuvoso, quando a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, é facilitada, uma vez que as larvas vivem na água limpa. Outra causa apontada pela secretaria é a troca de mandato em muitas prefeituras, já que diversos prefeitos retiraram recursos para o combate à doença e desmobilizaram equipes de controle.

Paraíba registra maior aumento de casos de dengue do Nordeste


f88ada8d91b3387af4bf95ca5e6321ff.jpg
Secretaria de Saúde da Paraíba está investindo em capacitação dos profissionais para aprimorar o manejo clínico da doença
Foto: Secretaria de Saúde da Paraíba/ Divulgação

Vanessa Silva Do NE10/ Paraíba
Enquanto a maioria dos estados nordestinos comemora a redução do número de casos de dengue notificados em 2013, com relação ao mesmo período do ano anterior, a Paraíba amarga ter aumentado em 114% o número de notificações em todo o território. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Saúde(MS), entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro deste ano foram registrados 522 casos da doença no estado, contra 244 em 2012 (Veja tabela de notificações completa aqui).


De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o estado está em alerta para os números apresentados pelo Ministério da Saúde e já foram definidas as estratégias para enfrentar a doença e combater o mosquito. "Estamos focados, no momento, na qualificação da assistência hospitalar para o manejo clínico da doença e classificação de risco. É fundamental que o atendimento na rede hospitalar seja eficiente para evitarmos óbitos", disse.

Ainda segundo Talita, a Paraíba está com quatro óbitos por dengue em investigação. "Apesar do Ministério ter divulgado um (óbito) como confirmado, está sendo levado em consideração apenas o sistema de mortalidade. Nós classificamos os quatro óbitos como em situação de investigação, pois os laudos conclusivos ainda não ficaram prontos. Caso os laudos atestem que a morte foi causada por outros fatores, o caso ainda pode sair do sistema", explicou a gerente.

As capacitações com os profissionais de saúde serão realizadas até o fim do mês de março. Ao todo, a SES espera alcançar um público de 700 profissionais, que devem atuar como multiplicadores das informações. Além disso, no âmbito do combate ao mosquito causador da doença, a Secretaria de Saúde estaria qualificando as 12 gerências estaduais para utilização do Lira - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes. Segundo Talita Tavares, o levantamento permitirá a identificação dos espaços que configuram maiores focos da dengue em cada cidade. "O diagnóstico desses espaços fará com que seja possível nortear melhor o trabalho de campo".

DADOS ATUALIZADOS - Segundo a gerente executiva em Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Paraíba, Talita Tavares, o terceiro boletim epidemiológico da dengue no estado deve sair na próxima quinta-feira (28). Ainda assim, ela adiantou alguns dados - do relatório parcial - ao NE10 Paraíba.

De acordo com a parcial, de 1º de janeiro até 22 de fevereiro de 2013, a Paraíba teve 637 casos notificados por suspeita de dengue. Desses, 76 foram confirmados como manifestação da forma clássica da doença; outos 9 com complicações; três de dengue hemorrágica e um de síndrome do choque da dengue, que é mais uma das formas de agravo da enfermidade.