segunda-feira, 13 de maio de 2013

Secretário de Educação participa de entrevista na Radio Litoral

O novo Secretário de Educação do Município de Paulista, Antonio Valpassos (Tonico), irá participar na manhã desta terça-feira (14) de uma entrevista no Programa Grito de Alerta, na Radio Litoral FM 98,5. Na ocasião o novo secretario irá falar, dos desafios da sua gestão, junto a educação do município. O programa vai ao ar, a partir das 8h.

Seminário debate o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Paulista

Nesta terça-feira (14), a partir das 8h30, o auditório do Ministério Público, localizado na Av. Senador Salgado Filho, S/N, no Centro do Paulista, sedia o Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


A iniciativa promovida pelo Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Paulista (COMCAP) visa sensibilizar a sociedade sobre o tema. A palestra que abre a programação será ministrada pela técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP), Maria Luiza Duarte. Ela vai abordar os mitos e verdades sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes. Dando sequência às atividades, a presidente do COMCAP, Gênova Maria Silva, debate os avanços e desafios referentes aos atendimentos infanto-juvenis.
Para fechar o evento, será feita uma panfletagem, das 8h30 às 11h30, no Centro e na comunidade do Tururu, no Janga, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Técnica de Bagwall pode ser a solução para recuperação da orla de Paulista

As experiências exitosas dos municípios de Barra de Santo Antônio – AL e Caucaia – CE na contenção do avanço do mar podem servir de base para as intervenções estruturais que a Prefeitura de Paulista pretende realizar na orla da cidade. Para conhecer de perto a realidade desenvolvida na costa alagoana, o prefeito Junior Matuto (PSB) visita nesta terça-feira (14.05) a Ilha de Croa. O socialista vai coordenar uma comitiva formada por representantes da administração municipal e da sociedade civil. 
A inspeção a praia está sendo capitaneada pela Secretaria de Meio Ambiente do município. O que despertou a curiosidade dos gestores de Paulista foi a técnica usada no local, conhecida como Bagwall. O dissipador de energia protege a orla marítima, propiciando a engorda natural da praia. Este processo pode ser adotado pelo município para conter o avanço do mar em Pau Amarelo.
O grupo que vai ao litoral de Barra de Santo Antônio – AL é composto também por comerciantes, empresários e algumas pessoas que ocupam a região afetada em Paulista. Esses integrantes passam a fazer parte do Comitê de Monitoramento do estudo que será feito na área costeira e das intervenções futuras realizadas pela nova gestão para conter a intempérie da natureza. 
Já na quarta-feira (15.05), técnicos do Governo Municipal farão um levantamento da realidade da orla do município cearense de Caucaia. No mesmo local, a estratégia do Bagwall conseguiu estancar a problemática do avanço do mar e propiciar a recuperação da faixa de praia.

Prefeito reabre a Policlínica da Mulher em Paulista



prefeito do Paulista, Junior Matuto (PSB), reabriu na manhã desta segunda-feira (13.05), a Policlínica da Mulher, localizada na Praça João XXIII, no Centro. A unidade, que passou por uma geral do piso ao teto, volta a oferecer uma gama de especialidades, inclusive, com pré-natal de alto risco. No local, a nova gestão realizou intervenções no telhado, na parte elétrica e hidráulica, na pintura, entre outros setores do prédio. 

Esse foi o segundo imóvel reformado pela administração municipal, dentro dos compromissos estabelecidos no plano de governo para a área da saúde. No último mês de fevereiro, Matuto reinaugurou as instalações do posto Jurandir Freire II, em Jardim Maranguape. 


Segundo o Secretário de Saúde Albertino Lima, disse que, com a reativação do atendimento na Policlínica, o público feminino da cidade volta a contar com as seguintes especialidades médicas: dermatologista, mastologista, endocrinologista, ginecologista, obstetra (para pré-natal de alto risco), clínica geral, além de nutricionista, psicólogo e assistente social. Aproximadamente 1,2 mil procedimentos serão realizados mensalmente no local. A unidade também vai disponibilizar exames de prevenção, coleta e confecção do Cartão do SUS. O atendimento acontece das 7 às 17h. 
A nova gestão também reforçou o número de equipamentos da Policlínica. A Secretaria Municipal de Saúde comprou novos condicionadores de ar, armários, arquivos, estantes, birôs, macas e cadeiras, além dos itens da cozinha, a exemplo da geladeira e fogão. Os aparelhos fortalecem a qualidade no atendimento prestado e proporcionam mais conforto e comodidade aos usuários da unidade. 
Durante a execução das melhorias na unidade do Centro, as mulheres do município foram assistidas, normalmente, na Prontoclínica Torres Galvão. Estrutura – A Policlínica da Mulher possui quatro consultórios, duas recepções (atendimento e entrega de resultados), uma farmácia, uma sala de atendimento psicológico, uma sala de atendimento para assistente social, um arquivo, uma cozinha e três banheiros.
A solenidade de inauguração, contou com a presença do vice-prefeito Jorge Carreiros, dos vereadores, Edmilson do Pagode, Junior de Irmã Linda, Aldo Trajano, Edinho e Diógenes  além de vários secretários da atual gestão.