sábado, 16 de fevereiro de 2013

Nordeste // Dengue

No RN 48 cidades apresentam risco 'muito alto' de epidemia de dengue



fff56a0caa455663826486fb5d3b9424.jpg
Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do RN, e vão nortear as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Foto:Intenet

Kívia Soares Do NE10/Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte corre sérios riscos de enfrentar uma epidemia de dengue em 2013. Isto porque, segundo o Mapa de Vulnerabilidade, relatório que identifica as áreas com maior risco para ocorrência da doença, dos 167 municípios potiguares 53,7% deles tem "risco alto" ou "muito alto" de um surto de dengue. O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
De acordo com o Mapa de Vulnerabilidade,  48 cidades apresentaram risco "muito alto" de dengue, 40 "risco alto", 42 "risco moderado" e 37 apresentaram "risco baixo" para uma epidemia. A Sesap explica que este relatório tem a finalidade de fornecer subsídios, para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti  e organização dos serviços de Saúde.

Ilustração: Sesap
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal, conta que um cronograma de visitas de monitoramento já esta sendo programado para os municípios da Região Metropolitana, pois eles apresentam maior densidade populacional e maior incidência de chuvas, por estarem localizados na faixa litorânea.
“Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais”, disse Stella Leal.  Nas demais cidades, a Sesap vai trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) no acompanhamento mais de perto, dando continuidade às atividades rotineiras de combate a dengue.
Ainda segundo a Sesap, o mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos dez anos - número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes; Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 - porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue; Índice de Infestação Predial de 2012; Índice de Pendências de 2012 -porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias; e Densidade Demográfica de 2012.
Os 48 munípios potiguares com "alto risco" de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.

Filhotes de tartarugas marinhas são resgatadas em Paulista

Na noite desta sexta-feira (15), 18 filhotes de tartarugas marinhas foram resgatados de um ninho e soltos no mar da praia do Janga, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os bichos foram encontrados por moradores da região que alertaram um ambientalista voluntário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Adriano Artoni, que também escreve para o blog O Mareante, estava na redondeza após ser chamado para proteger um ninho de tartaruga marinha que havia sido feito na tarde dessa quinta-feira (14), quando encontrou um filhote na areia. Ao questionar os moradores sobre de onde havia saído o filhote acabou sendo levado a outro ninho.
"Quando cheguei no ninho comecei a cavar com a ajudar de um morador e acabamos encontrando filhotes vivos, outros mortos, ovos que havia eclodido e outros que não chegaram serem chocados", contou Adriano. O ponto onde o ninho foi encontrado fica nas proximidades da ponte do Janga, onde há uma Associação dos Pescadores. Confira um trecho do trabalho de resgate que começou ainda na tarde desta sexta.

Amigos Parabenizam Jorge Carreiro pelo seu aniversário


Vários amigos e familiares se encontraram com o vice Prefeito de Paulista Jorge Carreiro nesta sexta-feira, na secretaria de ação Social do município do Paulista, para parabenizá-lo por ter completado meio século de Vida.