quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


SINDICATO DOS ACS DO PAULISTA E ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE ENDEMIAS FAZEM REUNIÃO EM PAULISTA

No próximo dia 23 de Janeiro no Cine Teatro Paulo Freire, das 08 às 12 horas, os ACS com o  SINDACSPA-PE e os Agentes de Combate as Endemias  através da  AMACEPA "Associação Municipal dos Agentes de Combate as  Endemias do Paulista" farão uma reunião conjunta com a presença do Secretário de Saúde Municipal Dr. Alberto Lima e equipe, onde haverá a apresentação dos mesmos e análise de pauta de reinividicações pertinentes as categorias.

https://lh3.googleusercontent.com/-AqlDQah589g/UPasbtXyHrI/AAAAAAAAEKE/KASn8U5PxI0/s512/oficio%252050-001.jpg

Saúde do Paulista lança ofensiva de prevenção e combate aos roedores no Centro da cidade

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2011oCmo parte das ações do programa Paulista Cidade Saudável desenvolvido pela nova gestão, a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira (16.01), às 15h, a desratização da área central da cidade. O trabalho vai ser concentrado no Mercado Público Centro de Abastecimento Tiradentes. Nove profissionais do Departamento de Vigilância Ambiental estão encarregados de aplicar raticidas em pontos de circulação de roedores. No serviço, a equipe vai utilizar a substância nas modalidades pó de contato, peletizado e glicerinado. 

Em Igarassu, animais vão ser recolhidos das Ruas

A Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu realiza nesta quinta-feira (17), às 9h, a primeira reunião da nova gestão municipal para formação de grupo que vai tratar do planejamento para a retirada de animais de grande porte nas principais vias da cidade. O encontro vai contar com representantes das pastas de Agricultura, Articulação Social e Cidadania, além de representantes do Detran. O objetivo da programação é traçar um planejamento estratégico na intenção de evitar danos e acidentes causados pelo abandono de animais nas ruas e principais artérias de Igarassu. O encontro será no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura.

Caruaru, PE, registra aumento de 50% no número de focos de dengue




Caruaru, PE, registra aumento de 50% no número de focos de dengue

Agentes de saúde intensificam as fiscalizações para combater focos.
No Recife, maioria dos casos registrados em 2012 foi no bairro do Ibura.

Do G1 PE
A cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, teve um aumento de 50% na quantidade de focos do mosquito transmissor da Dengue de novembro de 2012 até agora. Por causa disso, agentes de saúde intensificaram os trabalhos de fiscalização no município. De casa em casa, eles verificam todos os reservatórios, até os que ficam nos lugares de difícil acesso. Cerca de 9,3% das casas do bairro de Santa Rosa apresentaram focos da doença. Em Divinópolis, 9,1% dos lares também tinham algum tipo de facilitador para a reprodução do mosquito.
Agentes de saúde também intensificaram os trabalhos no Recife para evitar o aumento no número de casos, especialmente agora, durante o verão. “O calor faz com que o ciclo de desenvolvimento do mosquito se encurte. Normalmente, para desenvolver do ovo à larva, demora 30 dias. Nessa época do ano, passa a ser em torno de dez”, alerta Otoniel Barros, gerente do Centro de Vigiância Ambiental do Recife.
A mudança do clima e desatenção dos moradores contribuem, e muito, para o aumento de novembro pra cá. “Essas primeiras chuvas, e o tempo quente, é quando os ovos estão acumulados e eclodem, surgido novos focos de dengue”, explica o coordenador do programa de Combate à Dengue, Daniel Silva.
De acordo com a diretoria de Vigilância Epidemológica de Pernambuco, Rosilene Hans, apenas uma cidade de Pernambuco não registrou nenhum caso de dengue em 2012: Granito, no Sertão, ficou livre da doença por todo o ano passado. “Tivemos notificações em todos os outros locais do estado”, conta a diretora. Até Fernando de Noronha apresentou casos confirmados do mal e Recife concentrou 23% deles em Pernambuco.
De acordo com Otoniel Barros, todo tipo de recipiente pode virar foco de dengue. “A gente tem copos descartáveis aqui na rua que servem de foco. É só chover”, explica. “O vírus da dengue passa mais de 400 dias viável na natureza. Juntou água, serve como foco”, conta. A recomendação dos médicos é procurar o posto de saúde mais próximo sempre que houver suspeita de dengue. De acordo com Rosilene Hans, os sintomas são os mais clássicos como dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, febre e dor nos olhos. Mas há casos onde a gravidade pode ser notada logo nos primeiros sintomas. “Se tiver, além destes sintomas, diarreia, náusea e vômito, procurar imediatamente uma emergência. O quadro pode estar grave”, explica.

OMS aponta progressos na luta contra doenças tropicais, mas dengue continua avançando

Publicado em 16.01.2013, às 13h10


80c0c79e31f864bf852db0f4608abebe.jpg
Em 2012, a dengue foi a doença viral que mais progrediu no mundo
Foto: AFP

Durante os últimos anos foram registrados grandes progressos na luta contra as doenças tropicais, mas a dengue registra um avanço preocupante e todos os anos mata milhares de pessoas, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta quarta-feira (16).

"A OMS registrou progressos sem precedentes contra 17 enfermidades tropicais descuidadas, graças a uma nova estratégia global, ao fornecimento regular de medicamentos de qualidade e ao custo controlado e apoiado por inúmeros associados", indica esse relatório.

Duas dessas doenças poderão ser erradicadas em breve: a dracunculíase, também conhecida como a doença do verme da Guiné, e o pian, uma doença da pele e das articulações transmitida por uma bactéria, até 2020, acrescentou a OMS.

Aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo são afetadas por estas 17 enfermidades tropicais.

Este informe, cuja primeira edição foi publicada em 2010, fixa também objetivos para a eliminação de cinco doenças, e objetivos de controle de outros nove males até 2020.

"Com esta nova etapa no combate contra essas doenças, progredimos no caminho de uma cobertura da saúde universal", declarou a dra. Margaret Chan, diretora-geral da OMS.

Segundo ela, atualmente o principal desafio é o acesso aos medicamentos "para as pessoas que precisam deles, quando são necessários".

A indústria farmacêutica doou lotes importantes de medicamentos, acrescentou a OMC.

Em 2010, cerca de 711 milhões de pessoas receberam tratamento para ao menos quatro doenças, de forma preventiva. Trata-se da filariose linfática, da oncocercose (que pode causar cegueira), da esquistossomose, e das helmintíases transmitidas pelo solo.

Nos próximos cinco anos, a OMS fixou como objetivo tratar 235 milhões de pessoas contra a esquistossomose.

Em relação à doença do verme da Guiné, a OMS indica que foram registrados apenas 521 casos entre janeiro e setembro de 2012, ou seja, duas vezes menos que durante o mesmo período de 2011.

Por sua vez, a doença do sono (tripanossomíase) afetou menos de 7 mil pessoas em 2011, em comparação com os mais de 30 mil casos anuais no início dos anos 2000. É conhecida na África como a doença do sono e na América como a Doença de Chagas.

A raiva já havia sido eliminada em vários países, e a OMS tem o objetivo de erradicá-la totalmente em 2020.

Os especialistas da OMS observaram, no entanto, que a dengue progride de forma inquietante, devido às mudanças climáticas e aos grandes movimentos populacionais.

Em 2012, a dengue foi a doença viral que mais progrediu no mundo. Sua incidência se multiplicou por 30 nos últimos 50 anos.

Segundo a OMS, cerca de 2 milhões de casos de dengue anuais foram registrados em 100 países nos dois últimos anos, causando entre 5 e 6 mil mortos.

Durante uma coletiva de imprensa em Genebra, o Dr. Raman Velayudhan da OMS estimou que a dengue era geralmente subestimada no mundo. Segundo ele, há cerca de 50 milhões de casos anuais em todo o planeta, e mais de 20 mil mortes.
Fonte: AFP, e NE10

Paulista inicia notificação de comerciantes nesta quarta-feira

Os fiscais da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do Paulista iniciam nesta quarta-feira (16.01), às 8h, o trabalho de notificação dos ambulantes instalados na Rua Siqueira Campos e vias próximas, localizadas na área central da cidade. Durante a ação, a equipe vai solicitar o alvará que permite a comercialização e permanência no local. O processo de notificação prossegue até a próxima sexta-feira (18), sempre das 8 às 17h.


A intenção da nova gestão é desbloquear as calçadas e vias públicas para dinamizar a mobilidade urbana. A fiscalização vai contar com o apoio dos Agentes da Paz, da Guarda Municipal e de agentes de trânsito.
O serviço de disciplinamento do comércio na cidade foi iniciado no último sábado (12) com a distribuição de panfletos educativos e contato direto com os ambulantes e proprietários das lojas do Centro.