quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia das Mães em Paulista oferece programação que envolve desde sessão de cinema a exame de mamografia


As homenagens ao Dia das Mães têm início nesta quinta-feira (09) em Paulista. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres organizou uma programação especial voltada ao público feminino da cidade. A primeira atividade vai ser realizada, às 08, no auditório do anexo “B” da Faculdade Joaquim Nabuco, com a aula inaugural dos cursos profissionalizantes oferecidos pela nova gestão ao segmento. Já nesta sexta-feira (09), das 08 às 12h, a Rua Siqueira Campos, no Centro, será palco para apresentações culturais, feira de artesanato, serviços de saúde e orientações sobre prevenção à violência contra as mulheres. A iniciativa envolve diversas secretarias do governo municipal. 
Além da aula inaugural, a administração local também vai promover uma sessão de cinema, com direito a pipoca e guaraná, para debater o gênero feminino entre os participantes da qualificação profissional. Já na sexta-feira, o foco das atividades será a prestação de serviços. A secretária Bianca Pinho Alves, informou a nossa equipe do Blog que, as mulheres que compareceram ao Centro da cidade terão a oportunidade de fazer exame de mamografia, teste de glicose, aferição de pressão arterial, oficinas de biscuit e pintura em tecido, além de limpeza de pele. O trabalho conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulista. 
Para garantir mais comodidade aos clientes do comércio popular do Centro e a participação desse público nas homenagens ao Dia das Mães, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do município vai interditar, nesta sexta-feira, a Rua Siqueira Campos, da altura do Varejão Paulista até a Casa Pio, no período das 5 às 18h. As vias transversais como a Rua da Saúde e Cleto Campelo vão estar liberadas ao tráfego. Agentes de trânsito estarão no local para orientar os condutores.

Eleição para presidente da Câmara de Paulista vira uma briga judicial 

"O vereador Nelso Falcão que ser presidente da câmara de Paulista de todo jeito"

1- Virou briga judicial a eleição para a escolha do novo presidente da Câmara de Paulista.



2- O vereador e candidato derrotado, Nélson Falcão (PCdoB), ajuizou uma ação na Vara da Fazenda Pública pedindo a anulação do pleito por suposta fraude.

3- Ele acusa o seu opositor e presidente eleito, Iranildo Domício (PHS), de ter sido eleito irregularmente por vários motivos.
4- Primeiro: não houve convocação oficial para a realização da sessão deliberativa, nem ordinária nem extraordinária.
5- Segunda: a sessão se realizou na data da renúncia do ex-presidente, vereador Tonico Valpassos (PSB), para assumir a Secretaria Municipal de Educação, o que seria ilegal.
6- Terceira: Iranildo chegou à Câmara Municipal na data da renúncia de Valpassos com as duas chapas prontas, a dele e a de Nélson Falcão.
7- Falcão aceitou as regras do jogo e decidiu enfrentá-lo, tendo perdido por 8 x 7.
8- Como agora considera que a eleição foi ilegal, decidiu ir à Justiça tentar anulá-la.
9- A ação está sob responsabilidade do juiz Otoniel Ferreira.
10- O prefeito Júnior Matuto (PSB), que tem o apoio de ambos, disse que não vai se meter nessa questão.

PAULISTA REALIZA 1ª PRÉ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE NO TERRITÓRIO I

  A primeira Pré-conferência de Saúde do Município do Paulista/2013 foi realizada no Clube Municipal de Paratibe, território I (que compreende os bairros: Arthur Lundgren 2,  Arthur lundgren 1, Paratibe, Jardim Paulista Baixo, Jardim Paulista Alto e Mirueira),  com a presença do Secretário de Saúde do Paulista  Alberto Lima,  onde expôs as diretrizes de Gestão. Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ramos Francisco, conduziu os trabalhos onde o Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde Severino Ramos,  falou sobre a importância do SUS. Em seguida, houve a escolha dos delegados dos segmentos dos  Usuário e Trabalhadores de Saúde que irão participar da 6° Conferência Municipal de Saúde da Cidade do Paulista. Foram : 25 delegados Usuários e 16  delegados Trabalhadores. A próximas pré-conferência será realizada nos Território 4, dia 10/05, no Centro EspíritaSearadeDeus(Janga). https://lh3.googleusercontent.com/-6Yjq_CYCMLg/UYrA-rOT-1I/AAAAAAAAAJI/Ldjw_6ajRa4/w800-h309-no/DSCN8158-001.JPG

Saúde do Paulista reabre inscrições para Seleção Simplificada

A Prefeitura do Paulista está reabrindo inscrições para a Seleção Simplificada da Secretaria de Saúde, que visa contratar 679 profissionais em diversas especialidades. Os contratos podem durar um ano e serem prorrogados pelo mesmo período. Os salários variam de R$ 700,00 a R$ 6.000,00. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia três de junho (03/06/13). A relação dos classificados divulgada anteriormente foi cancelada, no entanto, as inscrições realizadas naquele primeiro momento serão revalidadas automaticamente. 


Para realizar a inscrição, os interessados devem se dirigir nesta segunda (13) e terça-feira (14) à sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Cleto Campelo, nº 59, Centro – Paulista. O atendimento ocorre das 8 às 12h e das 13 às 16h. O candidato precisa apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG), CPF, certificados de curso, além do Curriculum Vitae. Não será necessária a autenticação dos documentos. (Para esclarecer eventuais dúvidas, recomendamos a leitura do Edital em anexo)! 
Reforçamos que aqueles que já estão inscritos no processo seletivo não precisam fazer um novo cadastramento. Caso haja interesse de concorrer a um cargo distinto, será necessário refazer o processo, apresentando todos os dados novamente. Este procedimento invalida, automaticamente, o primeiro registro. Se o candidato também tiver o interesse de acrescentar algum documento à relação já fornecida, terá que viabilizar um novo cadastro, cancelando o já realizado. 
Com a reabertura de novas inscrições, a Secretaria de Saúde coloca todos os candidatos em pé de igualdade, inclusive, aqueles que não constaram na relação de classificados divulgada anteriormente. Todos os procedimentos adotados pela nova gestão seguiram as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a exemplo do cancelamento do processo de entrevistas. A partir de agora, a Seleção Simplificada dispõe apenas de uma única etapa classificatória com base na avaliação curricular. 
Oportunidades – As vagas disponíveis na Seleção Simplificada abrangem, entre outras funções, as modalidades de Médicos, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, agentes de saúde escolar, condutores do SAMU.




|TCE libera a seleção simplificada da Prefeitura de Paulista‏

O conselheiro Valdecir Pascoal revogou hoje a Medida Cautelar, monocrática, que havia expedido no dia 26 do mês passado, determinando ao prefeito do município de Paulista, Gilberto Feitosa Gonçalves Júnior, o “Júnior Matuto”, a suspensão de um processo de seleção simplificada para a contratação de 679 profissionais da área de saúde.

Mais de 10.800 pessoas se inscreveram neste certame, porém só foram selecionadas para participar da etapa final cerca de 2.300.

Todavia, como a realização de uma entrevista que seria a etapa final da seleção, o TCE entendeu que o “caráter subjetivo” da avaliação poderia comprometer a competitividade, entendimento que hoje é pacífico tanto na Casa como também no STJ e no STF.

Além disso, o edital continha mais duas graves irregularidades: admitia a contratação de servidores quando a prefeitura já extrapolara o limite de gastos com a folha de pessoal, que é 54% de sua receita corrente líquida, e exigia que os candidatos apresentassem a documentação no ato de inscrição e não do chamamento para a assinatura do contrato.

Assim, atendendo a uma recomendação do Núcleo de Atos de Pessoal, o conselheiro suspendeu a seleção e notificou o prefeito para, no prazo de cinco dias, apresentar suas contrarrazões.

O RECURSO
O prefeito interpôs recurso no prazo previsto e, após a análise de sua defesa, o conselheiro relator decidiu revogar a Liminar, porém com determinações à prefeitura para que faça “medidas corretivas” no edital, tais como:

I) Reservar 3% das vagas para deficientes físicos, consoante determina a Constituição do Estado;
II) Exigir a documentação solicitada quando da convocação para contratação do candidato, e não no ato de inscrição;
III) Levantar as necessidades de pessoal na prefeitura para a realização concurso público.
A prefeitura se comprometeu a republicar o edital com as recomendações feitas pelo TCE e reabrir o prazo para inscrições.

Quanto aos gastos com a folha de pessoal, o prefeito informou que houve substancial diminuição no 1º quadrimestre deste ano, o que deixou o município novamente enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal.
O prefeito foi avisado, no entanto, de que o TCE se reserva o direito de examinar posteriormente a legalidade de todas as fases do certame.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 08/05/2013

Fonte: Site do TCE - PE