quarta-feira, 1 de maio de 2013

Primórdios da Educação em Paulista

Por Antônio Camarotti*

Na década de 40, antes da redemocratização do país em 1945, Paulista ganhou as suas duas mais importantes escolas primárias: o Grupo Escolar Dantas Barreto, na sede do município, e o Grupo Escolar Mario Domingues, no distrito de Abreu e Lima. O governo municipal era chefiado pelo prefeito Capitão José Primo de Oliveira, nomeado pelo governador do Estado, que realizou uma boa administração e deixou obras importantes, entre elas os dois educandários já referidos e o prédio da prefeitura. 


Essas escolas trouxeram efetiva melhoria para o ensino primário, como era chamado o curso inicial do nosso aprendizado, que era precedido por uma fase denominada preliminar.
Várias professoras se destacaram nesse período, das quais não podemos esquecer Isaura França, por muitos anos diretora do Grupo Escolar Mário Domingues, de quem fui aluno, e Maria Machado, que exerceu idêntico cargo no Grupo Escolar Dantas Barreto, também por longo tempo. Os filhos das antigas famílias do município, tanto da sede quanto de Abreu e Lima, em sua grande maioria, estudaram com ou sob a supervisão delas, que capitaneavam equipes de excelentes profissionais, ainda hoje lembradas por seus antigos alunos. 
Antes disso, na época da palmatória, das reguadas e sabatinas, fomos alunos de professoras municipais, verdadeiras sacerdotisas da educação, como Olegária Freire, minha mestra em Abreu e Lima na fase da alfabetização e do curso preliminar.
Somente muito tempo depois foi construído em Paratibe o Grupo Escolar Custódio Pessoa.
Curso ginasial, entretanto, só era ministrado na cidade do Recife, para onde nos deslocávamos com dificuldade, no intuito de prosseguir nos estudos e alcançar patamares mais elevados. Posso apontar como testemunhas dessa luta por um futuro melhor, entre vários outros companheiros de estudos, os colegas Jasiel Vicente Borba, Adelma Gomes de Melo e Álvaro Francisco da Silveira, de Abreu e Lima, João Simeão Dornelas, de Fragoso, Cleonildo Vieira e Trajano Albuquerque, do distrito-sede. Com eles e vários outros viajávamos a Olinda e ao Recife, a fim de frequentar o ginásio.
Mas algo haveria de mudar e alguém implantaria um ginásio em nosso município, como marco inicial do progresso da cidade no campo educacional. Esse pioneiro foi o professor Jázer Menezes Bezerra, que fundou em Paulista um ginásio da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, com funcionamento noturno, localizado em um velho chalé da CTP, quase defronte da antiga delegacia de polícia, ao lado da padaria de Nilo Serapião, na mesma rua onde residia o lendário militar e posteriormente vereador, tenente Antônio Ferreira da Silva, de saudosa memória, de quem fui amigo desde a juventude. Aliás, o referido professor era casado com uma das filhas de Severino Barbosa de Aquino, apelidado “Mano Velho”, mais de uma vez eleito subprefeito de Paratibe.
Pouco tempo depois, nossa cidade ganhou finalmente um estabelecimento de ensino de nível médio, fruto da visão empreendedora do prefeito José Firmino da Veiga, ele próprio estudante em Recife, meu colega no curso clássico noturno do Colégio Padre Felix, antigo educandário situado na Rua da Soledade. 
Inauguração do Ginásio Municipal do Paulista – 15/11/1956
No centro, em 1º plano, o prof. Lucilo Ávila Pessoa e o prefeito José Firmino da Veiga 

No dia 15 de novembro de 1956, o aludido prefeito presidiu a solenidade de fundação e inauguração do Ginásio Municipal do Paulista, no prédio do Grupo Escolar Dantas Barreto, como o ato mais importante das comemorações do 1º ano de sua gestão. Alguns anos depois, com a morte do seu fundador e a implantação do 2º grau de ensino a escola cresceu e tomou o seu nome atual: Colégio Municipal José Firmino da Veiga. Sua fundação teve também a colaboração imprescindível do Prof. Lucilo Ávila Pessoa que, além de tratar da regularização do educandário junto à Secretaria de Educação Estadual, foi o seu primeiro diretor.
*Desembargador aposentado, ex-presidente do Tribunal de Justiça e, por duas vezes, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Em Paulista exerceu os cargos de oficial de gabinete, secretário municipal, diretor do Colégio José Firmino da Veiga, assessor especial e Juiz de Direito.